Muitas pessoas questionam quais são as diferenças entre Guilds (guildas) e DAO’s (Organizações Autônomas e Descentralizadas), por isso, montamos uma tabela explicativa trazendo alguns pontos principais a respeito da definição destes dois conceitos e da demarcação de diferenças entre eles.
Em primeiro lugar, uma guilda é uma maneira de organizar pessoas por funções, habilidades ou interesses específicos e lhes conceder “um lar” (um local, uma sede, um lugar, um território).
Organizações deste tipo existiam desde a idade média, como as associações profissionais, guildas de artesãos e as chamadas corporações de ofício, que nada mais eram associações de produtores que se uniam para compartilhar desafios, bem como vantagens e benefícios entre sua categoria profissional, destinadas, por exemplo, a produzir e transmitir conhecimento sobre o processo produtivo entre um determinado grupo de pessoa (como os familiares ou membros de uma casa), tornar o processo produtivo mais eficiente, ter maior controle sobre os processos de produção e aquisição de matérias primas e insumos ou controlar os preços do mercado.
No sentido mais moderno em que utilizamos o termo, uma Guild corresponde a uma associação de jogadores (ou gamers).
Já a DAO nada mais é que um software executado em uma rede descentralizada. Uma aplicação descentralizada que fornece governança para um tema, causa ou função específica através de propostas comunitárias e votação por um conselho aprovado.
Enquanto a guilda é uma forma de organização gerenciada por regras criadas e transformadas pela comunidade e pelos próprios jogadores, a DAO é uma forma de organização que é gerenciada através de regras programadas em contratos inteligentes.
Da mesma forma, o objetivo principal de uma Guild é criar uma estrutura organizacional capaz de “dominar” um jogo ou um ecossistema de jogos e muitas vezes possui líderes e uma organização hierárquica, enquanto o objetivo por trás de um DAO é projetar uma estrutura organizacional que possa funcionar independentemente de uma gestão hierárquica tradicional.
De toda forma, em ambos os casos também existe um foco no aspecto de socialização e sociabilidade, ou seja, da interação e do relacionamento entre os membros da comunidade em questão.
Nas guilds os membros podem ou não ter poder de decisão direta (em uma estrutura mais centralizada ou mais descentralizada). Eles continuam sendo importantes para a manutenção da comunidade e do ecossistema, mas, muitas vezes, não têm privilégios ou direito de voto por conta disso.
Nas DAO’s os integrantes possuem poder de decisão direta e participação ativa na construção da governança e na tomada das decisões estratégicas que guiam o futuro da organização, que não possui (ou não deve possuir) intermediários ou entidades decisórias centralizadas em seu corpo diretivo.
De toda forma, Guilds e DAO’s são conceitos relacionados e é bastante comum ver guildas que se posicionam, se organizam ou acabam evoluindo com o tempo para o formato de DAO’s, enquanto dentro das DAO’s também é muito comum que existam grupos de trabalho que são organizados no formato de guildas.